sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como pescar Carpa

Originária dos rios e lagos da Ásia e Europa, a Carpa comum ou, como também é conhecida, a Carpa Chinesa é muito popular na aquacultura por ser um peixe de tamanho razoável e ter uma carne de qualidade relativamente boa. São peixes herbívoros, ou seja, se alimentam de plantas e plânctons, e podem chegar a ter mais de 1,2 metros de comprimento e pesar mais de surpreendentes 20 quilos. Várias espécies de Carpas vêm sendo amplamente introduzidas na América do Sul, pois correm risco de extinção, e tiveram uma boa adaptação ao clima do nosso continente.



Equipamento

O ideal é utilizar uma vara com comprimento entre dois e quatros metros, dependendo da distância em que será arremessada a linha e o peso da isca e dos equipamentos utilizados.
A linha deve ser de 0,40 milímetros e um molinete ou carretilha que suporte tal linha. Caso seja uma linha de multifilamento, é possível a utilização de uma espessura menor.
Anzóis do tipo maruseigo número 12 a 18 ou 1/0 ou 2/0 são o necessário para uma pesca bem produtiva.

Montagem do equipamento

Para a pesca da carpa, é recomendável a montagem especial do equipamento que será utilizado. Para isso iremos precisar de:
Linha 0,40mm
Duas miçangas
Chumbo poita
Bóia para carpa
Chuveirinho (mola com 5 anzóis)
Um pedaço de linha extra para fazer um nó de correr

O jeito de montar esse equipamento é como mostra o esquema a seguir:


Primeiro inserimos todos os itens na linha nessa ordem: Primeiro o chumbo poita, depois a primeira miçanga, em seguida a bóia para Carpa, a segunda miçanga e assim podemos anexar o chuveirinho na ponta da linha.
Depois de colocados os equipamentos, iremos inserir o nó de correr entre o chumbo e a primeira miçanga. O nó de correr dá liberdade para ajustar a profundidade em que o chuveirinho irá ficar abaixo da bóia. O ideal é começar com 20 centímetros entre o nó de correr e o chuveirinho, depois podemos regular para que o chuveirinho fique mais no fundo ou mais perto da superfície.
Nota: As miçangas devem possuir um buraco menor que a espessura do nó de correr para que a bóia fique presa abaixo do nó e afunde quando o peixe fisgar. Caso não tenha miçangas desse tipo, você pode colocar uma miçanga menor entre a miçanga maior e o nó de correr, como mostra a imagem abaixo.


A miçanga número 2, que fica entre o nó de correr (número 3) e a miçanga número 1, é utilizada para conter a miçanga número 1 de passar por cima do nó de correr, que não possui um buraco estreito o suficiente.

Isca

As iscas mais utilizadas são as massas. Industrializadas ou caseiras, ambas dão ótimos resultados. Se você está iniciando na pesca das Carpas, é bom optar por uma massa industrializada própria para Carpas.

Dica

O ideal é que você arremesse sua linha o mais longe da costa possível, é lá onde as Carpas preferem ficar. Com um anzol a 20 ou 30 centímetros linha abaixo da bóia, será muito fácil fisgar pelo menos algumas carpas durante sua pescaria.

Confronto

Devido ao seu enorme peso e curvatura favorável para obter grandes velocidades dentro da água, a Carpa irá garantir uma boa disputa e não se renderá fácil.
Técnicas da pesca oceânica para recolher a linha podem ser utilizadas e o peixe deve ser bem trabalhado. Mantenha a fricção consideravelmente relaxada porque qualquer arrancada ou sacudida desse bicho pode fazer com que a linha se parta ou que a boca do peixe rasgue e o anzol se solte.
Na hora de fisgar o peixe, leve em consideração que a carpa possui uma boca bem delicada e uma puxada rápida ou com muita intensidade pode rasgar a boca do peixe antes mesmo de fisga-lo.
A melhor dica para conseguir manusear esse peixe com sucesso é a paciência. A Carpa é um peixe muito forte e cheio de energia que lutará para fugir com todas suas forças. Depois de calmo, será um troféu em tanto e valerá a pena toda a paciência que tiver com esse bichão, um verdadeiro boi das águas.




Fonte: http://www.comopescar.org/como-pescar/como-pescar-carpa

Nenhum comentário:

Postar um comentário