sábado, 9 de maio de 2015
HISTORIA DA PESCARIA
Tá nervoso? Vai pescar! Existe uma boa parcela da população que acredite que o fato de uma pessoa ir pescar faz com que ela automaticamente fique mais calma e tranquila. Este pode ser considerado apenas um dos diversos benefícios que uma boa pescaria pode trazer para a vida das pessoas. Mas antes de citar os motivos que podem levar alguém a passar horas em frente a uma vara de pesca tentando pegar algum peixe, vamos relembrar um pouco das origens da pescaria e saber como ela se transformou em um esporte.
A pesca pode ser definida com o ato de retirar organismos aquáticos do seu habitat natural para fins de alimentação, recreação, ornamentação ou ainda para fins industriais. De acordo com os historiadores, parece que desde que existe o registro histórico de nossas atividades, no caso, as pinturas que eram deixadas nas paredes das cavernas, a pesca está presente na vida das pessoas.
Além disso, algumas passagens históricas e culturais também fazem referencia direta a esta atividade. Uma das mais célebres realmente está na bíblia, onde em diversas passagens são feitas referencias aos peixes que são caçados dentro da água para se transformar em alimentação. O peixe acabou se tornando uma forte tradição entre os católicos, tanto que em um dos maiores feriados da religião, a sexta-feira santa, onde se lembra a crucificação de cristo, as pessoas geralmente se alimentam de peixe, evitando a carne vermelha, que remete a sangue de cristo.
Rapidamente as atividades relacionadas a pesca estavam relacionadas as maiores transações comerciais do planeta. Outro motivo porque o comércio de peixes ganhou importância foi por causa das grandes navegações. Os mesmos barcos que eram utilizados no transporte de pessoas também era utilizado para a atividade da pesca.
É claro que com o tempo as condições da indústria da pesca foram mudando drasticamente, alterando a forma como ela funciona. Isso porque as grandes industrias conseguiram criar um ciclo de produção de carne vermelha que barateou o custo de produção e de distribuição. Já o peixe e outros animais do mar precisa ser consumidos mais rapidamente, as condições de transporte são mais urgentes e desta forma ela acaba sendo um pouco mais caro.
Mas aos poucos elas deixaram de ser vista apenas como uma forma de garantir o alimento do dia e acabou se transformando em passa tempo, e depois em esporte. Esta modalidade acabou ganhando até um nome para conseguir se diferenciar da pesca que serve para nos alimentarmos. A pesca desportiva é feita unicamente com caráter de esporte competitivo, sendo que nesta modalidade é proibido matar os peixes que são capturados. Os pescadores precisam pescar ele e devolver para o seu local de origem.
A pescaria pode ser uma tarefa que pode ajudar muito as pessoas a descansarem o corpo e a mente.
Além disso a pescaria também é uma forma de exercitar algo que parece estar faltando em grande parte das pessoas: paciência. Isso porque a tarefa da Pescaria é justamente esta, largar a isca e esperar calmamente até que algum peixe fisgue e seja puxado para cima. Nada mais pode fazer o pescador a não ser escolher o local, a hora e a isca correta. É claro que depois que o peixe fisga trava-se uma luta física com o animal, mas isto se resume a poucos momentos do dia dos pescadores. Por isso que realmente a frase citada no início do texto faz todo o sentido.
Fonte: http://www.tocadacotia.com/esportes/a-pescaria-e-uns-bons-motivos-para-pratica-la
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário